Publicado em 30 out 2018

Capacetes de segurança devem cumprir a norma técnica

Redação

Os capacetes de segurança são usados para dar proteção a cabeça ou partes dela, contra impacto, penetração, choque elétrico, respingos de produtos químicos; deve ser provido de fendas laterais para acoplamento de protetores auriculares e faciais ter alta resistência à penetração e boa ventilação, de maneira que ofereça conforto ao usuário.

hardhats and reparement toolsDa Redação –

O capacete de segurança é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para uso exclusivo e proteção da cabeça. Seu uso é exclusivamente individual, de acordo com as disposições do fabricante e ao treinamento ministrado ao receber esse dispositivo.

Sua finalidade é proteger a cabeça contra choques com objetos que possam cair sobre a cabeça, contra choques elétricos e possíveis quedas com impactos em superfícies rígidas. A cabeça, embora seja uma área rígida, é bem sensível e concussões podem provocar diversos danos à saúde do trabalhador, inclusive de cunho irreversível.



Concussões na região da cabeça podem causar traumatismos cranioencefálico ao qual não chega a provocar hematomas, porém mais tarde podem provocar uma alteração no cérebro, desmaios, confusão, insônia, tontura, sonolência, problemas de memória, dor de cabeça forte, entre outros sintomas, prejudicando assim, seu bem-estar...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica