Publicado em 30 out 2018

Passivo ambiental é um histórico da contaminação do ser humano em áreas localizadas

Redação

Os passivos ambientais se acumulam no local ao longo das atividades humanas realizadas com descaso diante do meio ambiente e da sua capacidade de resiliência para suportar tais agressões, provocando manifestações das mais variadas formas.

garbage dump with heaps of garbage and treatment facilities. Landfill of garbage outside the villageHayrton Rodrigues do Prado Filho –

O passivo ambiental representa o sacrifício de benefícios econômicos que serão realizados para a preservação, recuperação e proteção do meio ambiente, de forma a permitir a compatibilidade entre o desenvolvimento econômico e o meio ecológico ou em decorrência de conduta inadequada em relação às questões ambientais. Diz respeito não só às sanções por degradação ambiental, mas também às medidas empresariais para a prevenção de danos ambientais que têm reflexos econômico-financeiros.

Esse processo compromete tanto o presente quanto o futuro da empresa, exemplificado nas situações em que a empresa tem de assumir a responsabilidade pelas consequências de suas atividades operacionais, como o depósito de resíduos no meio ambiente. Para a identificação do passivo ambiental das empresas, entre as formas possíveis, estaria o uso das informações contidas tanto no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) quanto no Relatório do Impacto ao Meio Ambiente (RIMA).

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica