Publicado em 06 nov 2018

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no Terceiro Milênio

Redação

A QVT é a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

limongi

Ana Cristina Limongi-França

A era do conhecimento revela inúmeras perspectivas para a evolução da Qualidade de Vida dentro e fora do trabalho com: inovação, gestão de negócios locais, internacionais e a indústria 4.0, ampliadas pela sustentabilidade no Século XXI, entre elas: circulação instantânea de informações com uso intensivo de sistemas virtuais; construção de novos valores para superar o clássico freudiano: mal-estar da civilização; e contínuo estimulo à inovação e empreendedorismo visando competitividade em atividades individuais e coletivas – locais e internacionais.

No caso da produção limpa e da economia circular, as comunidades, organizações de trabalho – públicas, privadas e do terceiro setor – já reconhecem grande variedade de ações, práticas e políticas relacionadas direta ou indiretamente à qualidade de vida no trabalho. Apesar de este reconhecimento – a efetiva gestão do bem-estar pessoal e coletivo - há inquietudes quanto a pressões, conciliação de expectativas entre trabalho, família e consumo e as diferenças entre os tipos de estresse.

O eustresse – adaptação saudável - e o distresse – adaptação doentia, hábitos alimentares, cuidados físicos, estilos de vida e impactos tecnológicos. O que se observa – com frequência - são muitos estímulo...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica