Publicado em 06 nov 2018

Os requisitos de segurança de chupetas e mamadeiras

Redação

Atualmente, as mamadeiras e as chupetas são muito comuns nas vidas de pais e crianças. Contudo, os efeitos danosos advindos dos seus usos existem e aumentam em quantidade e gravidade ao longo do desenvolvimento infantil. Importante é que esses produtos precisam obrigatoriamente cumprir as normas técnicas.

mamadeiras3Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

O uso desses acessórios pode ocasionar dificuldades no desenvolvimento correto da arcada dentária, além de dificultar o processo de alimentação do bebê. A chupeta cria uma sensação de saciedade no recém-nascido, que vai buscar menos o leite materno e consequentemente diminuir a produção do leite pela mãe. O uso de mamadeiras e chupetas também prejudica o desenvolvimento da arcada dentária e facilita o surgimento de quadros de infecção. Além disso, existe o risco de infecções que aumenta com o uso, principalmente, se os acessórios não forem higienizados de forma correta.



No caso das mamadeiras, o engenheiro de alimentos Wellington da Silva Oliveira, em trabalho desenvolvido na Unicamp, objetivou avaliar a segurança dos materiais utilizados para fabricação de mamadeiras, por meio de análises qualitativas e quantitativas de migrantes, simulando a utilização do utensílio pela população. Em seis marcas de m...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica