Publicado em 27 nov 2018

A redefinição das unidades de medida do SI

Redação

Na 26ª General Conference of Weights and Measures, em Versailles, mais de 55 países votaram para redefinir quatro das sete unidades de base do Sistema Internacional de Unidades (SI).

metrologiaDa Redação –

Os delegados representando 60 países votaram em Versalhes para implementar a mudança mais significativa para o Sistema Internacional de Unidades (SI) em mais de 130 anos. Pela primeira vez, todas as unidades de medida serão definidas por fenômenos naturais e não por artefatos físicos. O evento foi a 26ª General Conference on Weights and Measures (CGPM) e foi organizada pelo Bureau Internacional des Poids et Mesures (BIPM).

Embora os consumidores e a maioria das indústrias não irão notar os impactos imediatos, os cientistas esperam que a mudança inspire novas tecnologias e reduza o custo de calibrar os processos industriais e os instrumentos científicos. Depois de décadas de um trabalho científico inovador por institutos nacionais de medição de todo o mundo, os delegados votaram para redefinir o quilograma e três unidades do SI adicionais: corrente elétrica (ampere), temperatura (kelvin) e quantidade de substância (mol). As novas definições entrarão em vigor em 20 de maio de 2019 - Dia Mundial da Metrologia, que celebra o estabelecimento do SI, ou sistema métrico, em 1875.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica