Publicado em 27 nov 2018

Os requisitos normativos para o bungee jump

Redação

Embora não seja muito bem definido o que é um esporte radical, pode-se dizer que é algum tipo de atividade física que muitas vezes produz uma grande quantidade de adrenalina. A razão para este nível mais alto de adrenalina é porque os esportes extremos, tais como o bungee jump, sky diving ou caiaque, oferecem geralmente riscos. No caso do bungee jump - atividade de salto em que um participante se desloca em queda livre, limitada pelo amortecimento mediante a conexão a um cabo elástico, que é desenvolvido especificamente para esta atividade - é importante seguir os parâmetros normativos de operação relativos à segurança dos participantes e líderes do produto. Os saltos de bungee jump podem ser feitos com o participante conectado pelos tornozelos (de cabeça para baixo) ou conectado pela cintura e peitoral (sentado).

jump2O turismo de aventura é uma indústria global que cresce em importância. Se providas em uma base comercial, sem fins lucrativos ou de caridade, as atividades de turismo de aventura envolvem um elemento de risco e de desafio que é inerente e aceito. Correr riscos traz recompensas, porém também traz perigos. A fim de maximizar as recompensas, os prestadores de serviço das atividades de turismo de aventura precisam operar de maneira tão segura quanto praticável.

Assim, deve-se estabelecer os requisitos mínimos para prestadores de serviço das atividades de turismo de aventura de bungee jump. Um processo de gestão de riscos é parte integrante de um sistema de gestão da segurança. Um sistema de gestão da segurança provê a estrutura para a melhoria contínua e contribui para a realização segura das atividades de turismo de aventura.



A abordagem do sistema de gestão da segurança incentiva os prestadores de serviço a analisar suas atividades de turismo de aventura, entender os ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica