Publicado em 04 dez 2018

Os conceitos dos dispositivos de alarme visual contra incêndio

Redação

Um sistema de alarme de incêndio deve detectar o fogo em estágio inicial, com o objetivo de possibilitar a evacuação dos ocupantes do ambiente, de forma segura e rápida evitando assim acidentes mais graves, perdas do patrimônio e principalmente perdas de vidas.

alarme2Em linhas gerais há três elementos básicos dentro do sistema de alarme de incêndio: a detecção, o processamento e o aviso. A detecção é a parte do sistema que identifica o incêndio. Neste ponto que pode considerar os detectores(fumaça, calor, temperatura, chama, gás, etc.) ou acionadores manuais ou botoeiras (tipo soco, tipo quebra de vidro, pressão, alavanca, etc.). O processamento de sinal dos diversos dispositivos envolve o envio do aviso de alerta até o painel/central de incêndio. Já o aviso se dá por meio da central de alarme de incêndio, que ativa o sistema por meio de sinalização sonora e visual, cujo objetivo é alertar os ocupantes e acionar dispositivos auxiliares para operação de outros sistemas específicos (caso existam).

A NBR ISO 7240-23 de 07/2016 - Sistemas de detecção e alarme de incêndio - Parte 23: Dispositivos de alarme visual especifica os requisitos, métodos de ensaio e critérios de desempenho para dispositivos de alarme visual (d.a.v.) em uma determinada insta...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica