Publicado em 18 dez 2018

A corrupção no Brasil é uma epidemia de difícil enfrentamento

Redação

Além de ser histórico, endêmico, sistemático e se arrastar ao longo das últimas décadas, o crime de corrupção não é exclusividade de um determinado partido ou governo e se pode atribuir à impunidade um dos principais fatores de estímulo a este tipo de prática.

corrupção2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

A corrupção é uma coisa antiga. Em VI a.C., o estadista ateniense Sólon da Grécia estava disposto a perdoar todas as dívidas das pessoas com entes públicos e privados. O nobre propósito era evitar que elas se tornassem escravas caso não honrassem a dívida, como costume da época. No entanto, antes de aprovar a lei, contou a amigos que, se aproveitando da informação privilegiada, pegaram grandes empréstimos e compraram terras. Após a lei perdoando as dívidas, seus amigos enriqueceram.

No Brasil, ela parece ter raízes históricas, pois o modelo de colonização lançou as bases para a difusão da corrupção, que seguiu encontrando terreno fértil para se manter na esfera pública, alimentada pela falta de punição e pela manutenção das elites no poder. Mesmo com a democracia e com a eleição de líderes populares ela não perdeu a força e continuou imperando.

corrupção1

“Os acontecimentos levavam d’isso a maior culpa, sendo comtudo inevitável o seu effeito. Dantes, em pleno período colonial, eram rarissimos os titulares, de que só se conheciam os do velho Reino, que vinham occup...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica