Publicado em 18 dez 2018

A geotecnia nos projetos de construção civil

Redação

O solo é o suporte de qualquer obra, além de ser utilizado em aterros compactados para os mais diversos fins. É considerado um material heterogêneo, com propriedades variáveis. Além disso, é não linear, ou seja, suas reações às tensões, principalmente à compressão, não são variáveis, podendo afetar enormemente o seu comportamento; e é anisotrópico, pois suas propriedades e materiais que o compõem não são iguais.

geotecnia2A geotecnia é o campo da engenharia civil que estuda os solos e as rochas e eles reagem às ações do homem. Nos últimos anos, a causa ambiental tem gerado grande preocupação e, assim, a geotecnia e todas as suas vertentes na prevenção de desabamentos; prevenção de desmoronamentos; prevenção de deslizamentos; preservação dos lençóis freáticos; gerenciamento do problema do lixo; e na contenção da ocupação de encostas.

Não se deve esquecer de que qualquer ação humana sobre o meio geológico interfere, não só, limitadamente, em matéria bruta, mas, significativamente, em matéria em movimento, ou seja, em processos geológicos, sejam eles menos ou mais perceptíveis, sejam eles mecânicos, físico-químicos ou de qualquer outra natureza, estejam eles temporariamente contidos ou em pleno desenvolvimento. O projeto geotécnico é um conjunto de documentos que engloba as investigações geotécnicas, análises, interpretações, estudos, memória de cálculo e desenhos. Estes documentos têm grau de detalhamento compatível com a fase de projeto, característica e porte da obra, eventualmente necessitando de estudos geológicos.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica