Publicado em 18 dez 2018

A norma técnica e a inserção internacional do Brasil

Redação

A norma técnica (technical standard) e a normalização técnica (standardization) perpassam três determinantes das grandes mudanças do cenário internacional nas últimas décadas: o impacto das novas tecnologias no ambiente econômico comercial, a proliferação de acordos de preferências entre países e a emergência da China como potência econômica comercial de primeira grandeza. Visto por essa ótica, o cenário global para a inserção brasileira apresenta mudanças que significam transição para novo paradigma e novos desafios.

normalização1Luis Fernando Tironi

O processo de geração e aplicação da norma técnica envolve interesses estratégicos entre corporações e institucionalidades, em âmbito nacional e internacional. Realiza-se no contexto de arranjos complexos entre os agentes, em primeira instância motivados por necessidades objetivas da produção, circulação e consumo de bens e serviços, e subsequentemente impulsionados por interesses estratégicos.

Embora os corpos técnicos ou profissionais que elaboram as normas técnicas possam se organizar em entidades neutras em relação aos interesses de corporações ou empresas, estas são as maiores interessadas no assunto. A possibilidade de incorporação de normas técnicas a regulamentos de observância obrigatória acentua a importância dessas normas na disputa por espaços mercadológicos, atuais e futuros.

Esses arranjos demandam expressivos esforços e recursos na esfera pública ou na esfera privada, na dimensão nacional e na internacional. É significativo o custo de produção e da utilização da norma técnica, a qual envolve sua aquisição, testes e aferições, certificações e acreditações.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica