Publicado em 18 dez 2018

As aplicações da termografia, além da manutenção elétrica

Redação

Conheça as aplicações da termografia, demonstrando uma tecnologia de manutenção preditiva consolidada não apenas na indústria, mas também em outros setores.

termografia2Bruno Bueckmann Diegoli e Daniel Gavlaki

Desde os tempos dos filósofos e médicos gregos Platão, Aristóteles, Hipócrates e Galeno, especula-se sobre a relação entre calor e vida. Hipócrates, por exemplo, sentia o calor radiante do corpo humano com o dorso da mão e então confirmava a “medição” esfregando lama na área e observando onde ela secava e endurecia primeiro.

A medição de temperatura é hoje um importante indicador de vida não apenas humana, mas também de máquinas e equipamentos industriais. A etimologia da palavra termografia origina do grego therme, que significa calor, e grafia, escrita. Trata-se de uma ferramenta de manutenção preditiva que busca mapear um corpo ou uma região com o objetivo de distinguir áreas de diferentes temperaturas.

Quanto maior a temperatura do objeto, maior a radiação infravermelha emitida por ele. Esta radiação possui um comprimento de onda impossível de ser vista a olho nu, conforme mostrado na figura 1, mas que pode ser sentida na forma de calor.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica