Publicado em 18 dez 2018

Keiner ist unnütz, er kann immer noch als schlechtes Beispiel dienen

Redação

Infelizmente, o Brasil, apesar dos bons exemplos dos países que alcançaram um elevado padrão de desenvolvimento econômico e bem-estar socioambiental, sem um motivo plausível, enveredou por caminhos tortuosos.

jairo

Jairo Martins

Deve ter causado estranheza o fato de se colocar uma frase da cultura alemã no título de um artigo publicado aqui no Brasil. Em uma tradução livre, a mensagem é muito simples: ninguém é inútil, mas ainda pode servir como mau exemplo. Esta frase me marcou, quando, no início dos anos 90, participei de uma reunião em Munique, na Alemanha, onde estava residindo e trabalhando. No decorrer do texto, ficará clara a analogia pretendida.

Instituído pela ONU e em vigor desde 2005, no dia 9 de dezembro o mundo celebra o Dia Internacional Contra a Corrupção. Para medir a percepção da corrupção nos países, a organização Transparência Internacional criou o Índice de Percepção da Corrupção (IPC). Em uma escala de 0 (alta percepção de corrupção) a 100 (alta percepção de integridade), 180 países são avaliados.



No índice publicado no início deste ano, o Brasil despencou da 96ª para a 79ª posição, saindo de um IPC de 40 para 37, ou ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica