Publicado em 18 dez 2018

Os ensaios em revestimentos das superfícies de metais e plásticos

Redação

Atualmente, os revestimentos de superfícies podem ser feitos por eletrodeposição de níquel e cromo para metais sanitários; eletrodeposição de cobre, níquel e cromo para plásticos sanitários; metalização; e pintura.

revestimento1Da Redação –

A metalização é uma operação que consiste no revestimento de superfícies condutoras ou não condutoras com um dado metal, conferindo a esse substrato determinadas propriedades, por exemplo, boa aparência, capacidade de resistência à corrosão e ao desgaste, etc. Os revestimentos metálicos podem ser obtidos a partir de alguns processos.

A eletrodeposição usa o recurso o trabalho elétrico exterior de acordo com o princípio das células eletroquímicas secundárias operando em meios aquosos. A deposição química usa como recurso a energia intrínseca de um redutor, como, por exemplo, o formaldeído, o boro hidreto ou o hipofosfito, que promove a deposição do metal em meio aquoso.

A imersão a quente utiliza os banhos à temperatura de fusão do metal a depositar, baseado no princípio dos fenômenos de difusão. A projeção à pistola usa o metal fundido que é projetado sobre a superfície a revestir. A pintura por fluxo é feita na superfície que é pintada com um fluxo de metal disperso num meio e depois aquecida de modo a promover uma fusão do metal e sua difusão para o interior do substrato.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica