Publicado em 25 dez 2018

As práticas recomendadas para os ensaios visuais

Redação

O ensaio visual dos metais foi o primeiro método de ensaio não destrutivo aplicado pelo homem. É, com certeza, o ensaio mais barato, usado em todos os ramos da indústria. Assim, a inspeção visual exige definição clara e precisa de critérios de aceitação e rejeição do produto que está sendo inspecionado.

visual2Da Redação –

De modo geral, na indústria há inúmeras variáveis de processo que podem gerar imperfeições nos produtos. Essas imperfeições devem ser classificadas como descontinuidades ou defeitos. Os responsáveis por essa atividade são os projetistas profissionais que, por meio de cálculos de engenharia, selecionam os componentes de um produto que impliquem segurança e apresentem o desempenho esperado pelo cliente.

A principal ferramenta do ensaio visual são os olhos, importantes órgãos do corpo humano. O olho é considerado um órgão pouco preciso. A visão varia de pessoa para pessoa e se mostra mais variável ainda quando se comparam observações visuais num grupo de pessoas. Para minimizar essas variáveis, deve-se padronizar fatores como a luminosidade, a distância ou o ângulo em que é feita a observação.



Dessa forma, existem fatores que podem influenciar na detecção de descontinuidades no ensaio visual. Por exemplo, a limpeza da super...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica