Publicado em 25 dez 2018

Os requisitos normativos dos motores de indução trifásicos

Redação

Os motores de indução possuem uma construção aparentemente simples e seus custos são reduzidos, como, por exemplo, na manutenção, na fabricação e na montagem, além de fácil adaptação às cargas de diversos tipos.

motor2Da Redação –

O princípio básico de funcionamento de motores de indução é por efeito magnético transformado em energia mecânica pela indução causada na direção determinada pelos polos magnéticos que são induzidos pela energização das bobinas. Sempre que houver um deslocamento de um dos componentes surgirá uma força que restabelecerá o alinhamento, com a realização de um trabalho mecânico cuja energia necessária é fornecida pela fonte que supre a corrente elétrica que gera o campo magnético.

Portanto, ao se impor um desalinhamento de dois eletroímãs energizados, um trabalho mecânico está sendo realizado e se tem um processo de conversão eletromecânica de energia.

motor3

Um motor de indução é composto basicamente de duas partes: o estator e o rotor. O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro. O estator constitui a parte estática e o rotor a parte móvel. O estator é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente ou de aço silício para reduzir ao mínimo as perdas por correntes parasitas e histerese.

Estas chapas têm o formato de um anel com ranhuras internas, de tal man...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica