Publicado em 01 jan 2019

Entendendo a lei de Ohm

Redação

Ela relaciona os fundamentos da tensão, corrente e resistência pois estes são os três blocos de construção básicos e necessários para manipular e utilizar a energia elétrica.

ohm

Cristiano Bertulucci Silveira

Para quem está começando a entender o mundo da eletricidade e da eletrônica, é fundamental começar compreendendo a lei de Ohm que relaciona os fundamentos da tensão, corrente e resistência pois estes são os três blocos de construção básicos e necessários para manipular e utilizar a eletricidade. Como não se pode ver a olho nu a tensão de uma bateria ou a energia que flui através de um condutor, os conceitos que relacionam energia podem parecer difíceis de entender em um primeiro momento.

No entanto, quando correlacionamos a energia com algo que podemos ver como a água por exemplo, fica mais fácil o entendimento e é exatamente isso que faremos neste artigo. Existem atualmente algumas ferramentas de medição de tensão, corrente e energia como multímetros, analisadores de espectro e osciloscópios que são capazes de visualizar o que está acontecendo com a carga em um sistema.



Com estes instrumentos é possí...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica