Publicado em 01 jan 2019

Os óculos de proteção solar devem cumprir a norma técnica

Redação

Os olhos são a região mais exposta do corpo, recebem muita luz – principalmente no verão – e têm 15 vezes mais terminações nervosas que as pontas dos dedos, por exemplo. Para cuidar da saúde da visão, portanto, é preciso saber escolher os óculos de sol certos. As pessoas devem levar em conta se o produto será usado no dia a dia, na praia ou para a prática esportiva. Isso porque cada modelo, material, tamanho, cor, filtro e tipo de lente tem uma especificidade.

culos2Da Redação -

Os óculos podem ser simples e baratos, desde que sejam feitos de um bom material, porque se a qualidade ótica for baixa, pode provocar tontura e a sensação de olhar para um vidro ou acrílico. Óculos de camelô de rua, por exemplo, não têm a proteção anti-UV necessária nem qualidade ótica, mas não chegam a prejudicar a visão. Seria como se a pessoa simplesmente não usasse nada. Para não ter dúvidas, é importante que o produto tenha sempre certificado de origem e seja fabricado de acordo com a norma técnica.

A principal função dos óculos escuros é proteger mecanicamente os olhos contra os raios ultravioleta (UV) A e B. E os maiores problemas provocados a longo prazo por uma exposição em excesso ocorrem na retina, localizada no fundo do olho. É o caso de uma doença chamada degeneração macular relacionada à idade.



Os raios UV também podem favorecer a formação de pterígio, uma pele sobre a conjuntiva (membrana que reveste a supe...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica