Publicado em 01 jan 2019

Vida longa para o átomo de Bohr

Redação

O átomo de Bohr é aquele que todo mundo, que prestou atenção às aulas de física ou química, já esqueceu de ter visto. Mas o átomo que a ciência conhece hoje tem pouco a ver com o modelo proposto pelo eminente físico dinamarquês, Niels Henrick David Bohr (1885-1962).

peter

Peter Schulz

Todos já ouviram falar nos átomos, assim pode parecer um pouco pedante lançar a hipótese de que, mesmo tendo ouvido algo sobre eles, as pessoas não saibam exatamente o que seriam. Mas existe uma imagem do átomo que todo mundo reconhece. É a imagem que aparece no logotipo da série The Big Bang Theory.

O pingo no i do Big representa o núcleo atômico e seus satélites cinzas, com suas órbitas indicadas, são os elétrons correspondentes. Essa imagem não é só popular, mas oficial e institucional, exibidos nos logos de órgãos importantes em diferentes continentes.

Esse átomo das imagens abaixo é o átomo de Bohr (I) que todo mundo que prestou atenção às aulas de Física ou Química já esqueceu de ter visto. Mas o átomo que a ciência conhece hoje tem pouco a ver com o modelo proposto pelo eminente físico dinamarquês, Niels Henrick David Bohr (1885-1962).



E apesar de termos descoberto que o átomo é diferente, continua...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica