Publicado em 15 jan 2019

A normalização das cordoalhas para eletrificação

Redação

As cordoalhas são produzidas de arame de aço e muitas vezes confundidas com os cabos de aço, porém possuem uma grande diferença: são produzidas com arames de aço mais densos e com menos fios do que os cabos de aço. Estes fios constroem a cordoalha em uma formação helicoidal. Por este motivo, são mais rígidas e utilizadas geralmente para estais e tirantes.

cordoalha1Da Redação –

Pode-se definir uma cordoalha de 7 fios como sendo constituída de seis fios encoroados juntos, concentricamente, em torno de um fio central, com torção à esquerda (sentido anti-horário) e passo uniforme no máximo igual a 16 vezes o diâmetro nominal especificado para as cordoalhas sete fios. A cordoalha de 19 fios é constituída por uma cordoalha de 7 fios com torção em sentido horário, envolvida por 12 fios externos, encordoados concentricamente, com torção em sentido anti-horário e passo uniforme no máximo igual a 16 vezes o diâmetro nominal especificado.



A cordoalha de 37 fios é constituída por uma cordoalha de 19 fios com torção em sentido horário, envolvida por 18 fios externos, encordoados concentricamente, com torção em sentido anti-horário e passo uniforme no máximo igual a 16 vezes o diâmetro nominal especificado. Conforme o número de fios, as cordoalhas distinguem-se nos seguintes tipos: cordoalhas de 7 fios; cordoalh...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica