Publicado em 15 jan 2019

A segurança dos operadores de guindastes conforme as normas técnicas

Redação

Quando ocorre um acidente com guindaste, na maioria das vezes, estão envolvidos toneladas de materiais e a saúde e a segurança dos trabalhadores, o que mostra os perigos do uso dos guindastes na construção civil. Isso, normalmente, envolve altos custos relacionados às vidas e danos à propriedade. Infelizmente, estes acidentes são o reflexo de más decisões tomadas por gerentes ou operadores de guindastes que, muitas vezes, esquecem de obrigatoriamente cumprir as normas técnicas.

mauricio2

Mauricio Ferraz de Paiva

A indústria da construção civil sofre com um número elevado de acidentes com guindastes, os quais quase sempre incidem em altos custos relacionados às vidas e danos à propriedade. Infelizmente, estes acidentes são o reflexo de más decisões tomadas por gerentes ou operadores de guindastes. E o que pode ser feito para eliminar as más decisões que levam a estes trágicos, caros e evitáveis acidentes? Muitos simplesmente culpam o operador depois que um acidente acontece, mas ele é apenas a ponta do iceberg, pois as grandes causas estão imersas nos processos de gestão das empresas. As responsabilidades nas operações com guindastes podem estar no operador do guindaste, no cliente e na diretoria operacional/gerenciamento do proprietário do guindaste.



No caso da diretoria ou gerência operacional do proprietário do equipamento, a sua responsabilidade é assegurar que seus empregados (no caso os operadores e demais ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica