Publicado em 22 jan 2019

As ferramentas da qualidade na gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST)

Redação

Vistas como um sistema administrativo com necessidade de monitorar resultados, as organizações podem se utilizar das ferramentas da qualidade de forma expressiva para a gestão de SST.

roberto

Roberto Cézar M. Mauricio

Se tem algo que não se deseja no cenário empresarial em nenhuma etapa de seu processo são os resultados negativos. Sejam eles de origem operacional ou administrativa, sejam falhas de equipamentos ou erro humano, podendo resultar em paradas de produção, atrasos na entrega de um produto ou serviço, acidentes pessoais, danos ambientais e prejuízos financeiros.

Sendo usada principalmente como um recurso de gestão estratégica, as ferramentas da qualidade são amplamente utilizadas no mundo corporativo. Elas auxiliam na análise para resolução e a prevenção de resultados indesejáveis no sistema de forma a garantir o ciclo dos processos tendo como premissa identificar, corrigir, investigar e eliminar/minimizar focos de desvios.



As ferramentas da qualidade são, basicamente, sete: Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa), Histograma, Folha de Verificação, Gráfico de Dispersão, Fluxograma, Carta de Controle e Dia...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica