Publicado em 29 jan 2019

Reforma da Previdência, uma proposta diferente

Redação

A Nova Previdência da Fipe se assenta em quatro pilares, dois dos quais têm o objetivo de garantir a reposição da renda do trabalho na aposentadoria para os que ganham menos.

hélio

Hélio Zylberstajn

Até hoje, a discussão sobre a reforma da Previdência se limitou às mudanças nos parâmetros: idade mínima de aposentadoria no INSS, aumento no tempo de contribuição, nova regra de cálculo dos benefícios, redução nas pensões, equalização das regras dos funcionários públicos e do INSS. As propostas preservam o modelo atual, diferindo apenas na intensidade e na velocidade das mudanças nos parâmetros.

A reforma paramétrica é indispensável para controlar o crescimento dos gastos previdenciários e proporcionar algum alívio fiscal. Mas não é suficiente porque, depois de algum tempo, quando o efeito das restrições paramétricas tiver se diluído, os gastos voltarão a crescer.



Além do limitado efeito fiscal, as reformas paramétricas não contemplam alguns defeitos do nosso sistema, como, por exemplo, a excessiva carga sobre a folha de pagamento e a desigualdade na distribuição dos benefícios. Por tudo isso, precisamos de...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica