Publicado em 05 fev 2019

Os reservatórios termossolares para uso doméstico

Redação

A tecnologia termossolar apresenta benefícios sociais, como a redução da conta de energia elétrica, a criação de empregos por unidade de energia transformada, a descentralização da geração de energia e a comercialização de certificados de redução de emissões de carbono. É importante que os reservatórios termossolares para uso doméstico e aquecimento solar de água em sistemas com temperatura máxima de 95°C sejam fabricados conforme a norma técnica.

reservatório1

O aquecimento de água, na maioria das residências brasileiras, é feito por chuveiros elétricos, equipamentos de grande consumo de energia elétrica e geradores de importantes demandas de capital para o setor elétrico. Além disso, o aumento na utilização de aquecedores solares poderia incorporar vantagens para as distribuidoras de energia elétrica, como a diminuição da inadimplência, a melhoria da qualidade do serviço, a melhoria da imagem das empresas e o deslocamento de carga do pico de demanda.

Do ponto de vista ambiental, a utilização da tecnologia termossolar contribui para diminuição do ritmo de aumento da temperatura da camada atmosférica, por meio da redução das emissões de gás carbônico, provenientes das fontes de energia convencionais. Os aquecedores solares são constituídos basicamente de uma placa coletora solar e de um reservatório (boiler).



O coletor é a parte do aquecedor responsável pela captação da energia solar e transform...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica