Publicado em 12 fev 2019

Os parâmetros do som para a saúde humana

Redação

A acústica é a área da física que estuda a propagação dos sons, e está muito presente no dia a dia das pessoas, desde as músicas até os momentos de conversas entre amigos. Conheça os métodos para a medição do tempo de reverberação e outros parâmetros de acústica nas edificações, conforme as normas técnicas.

acústico2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

As fontes sonoras fazem parte do dia a dia e são capazes de produzir vibrações por meio das quais são transmitidas moléculas, o que causa a onda de pressão que passa a se propagar. A onda, ao atingir os ouvidos, faz com que o tímpano vibre, enviando para o nosso cérebro impulsos que produzem essa sensação sonora.

O meio, em que mais comumente essa onda se propaga, é o ar, mas também pode se propagar em meios como líquidos, ou ainda gases. Dessa forma, chama-se de acústica a área da física responsável por estudar o som, fenômeno que é ondulatório e pode ser causado por diversos objetos e se propagar em diversos tipos de meios.

Os sons que chegam ao ouvidos podem ser classificados como sons musicais ou ruídos, mas é claro que isso é muito abstrato. Fisicamente entende-se que o som musical é o resultado da superposição de ondas sonoras periódicas ou aproximadamente periódicas. Os ruídos, por sua vez, são aqueles sons não periódicos que são breves e podem ter mudanças ríspidas em suas características. A voz humana apresenta limites extremos que variam de 60 a 550 Hz para homens e 110 a 1.300 para as mulheres.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica