Publicado em 12 fev 2019

Os riscos dos ingredientes de cosméticos

Redação

Se o consumidor ler os rótulos dos cosméticos e dos produtos de higiene pessoal mais comuns, pode se assustar com os termos e siglas, muitas vezes difíceis de pronunciar e que podem se revelar prejudiciais para a saúde, desde uma simples alergia tópica a problemas de sensibilidade a determinados ingredientes ou irritação da pele.

cosmético2Da Redação -

Segundo os especialistas, o ingredientes mais nocivos utilizados em cosméticos envolvem várias substâncias. Os conservantes são substâncias adicionadas aos produtos cosméticos que contêm água para evitar o desenvolvimento de fungos ou bactérias.

O formaldeído é encontrado em muitos produtos de uso diário e também amplamente utilizado como conservante em bases, xampus e esmaltes. Além de ser uma substância conservante, é um bactericida poderoso e, embora tenha sido considerado carcinogênico, continua presente em uma ampla gama de produtos, mesmo em concentrações muito baixas.

Os parabenos podem ser encontrados nas formulações como metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, isobutilparabeno, butilparabeno e benzilparabeno, utilizados como conservantes em hidratantes, protetores solares, pastas dentífricas, xampus; produtos para limpeza íntima, desodorantes, gel de barbear, em suma, em muitos cosméticos de uso diário, mesmo nos chamados produtos naturais e orgânicos.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica