Publicado em 19 fev 2019

A realidade aos olhos dos sistemas de gestão dos sistemas, processos e pessoas

Redação

O processo de gestão é muito mais complexo do que parece e muitos acreditam que a nomeação de um determinado conhecedor ou perito em algum assunto o fará transformar em um sistema.

luiz

Luiz Otávio Goi Junior

No mundo corporativo atual, é muito comum ouvirmos falar do sistema de gestão, gestão de processos e gestão de pessoas. Esses conceitos, ao meu ver, estão em certo ponto ultrapassados, diante da necessidade de evoluir constantemente no design estrutural empresarial.

Os sistemas, que são os macroprocessos, ou seja, as grandes estruturas empresariais, precisam passar por algo muito mais robusto do que uma gestão. Gestão é um ato (o ato de gerir) e está intrinsecamente ligado a um gestor e essa barreira deve ser quebrada, porque um sistema não pode ser algo que caiba nas mãos de um gestor. Um sistema é muito mais que isso, é algo que deve ser administrado, portanto, deve ser parte de um plano estratégico de uma empresa como um todo, chancelado pela maior autoridade executiva e/ou estatutária, fazendo com que seja mantido nos planos da empresa do início ao fim de sua existência.



Quanto às pessoas então, nem se ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica