Publicado em 26 fev 2019

A avaliação de conformidade com normas está ligada à competitividade

Redação

A avaliação da conformidade, quando se usa normas técnicas, provê os meios para ensaiar a conformidade dos produtos e serviços de acordo com as normas, regulamentos e outras especificações relevantes. Ela ajuda a assegurar que os produtos e serviços cumpram suas promessas ou, em outras palavras, a avaliação da conformidade constrói confiança, além de aumentar a competitividade de um país. Assim, as normas são usadas como requisitos especificados, uma vez que representam um amplo consenso do que se quer em uma determinada situação. Como resultado, a avaliação de conformidade é frequentemente vista como uma atividade relacionada a normas.

conformidade2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

Segundo a ISO, a avaliação da conformidade de produtos e serviços foi desenvolvida para auxiliar os organismos, empresas e instituições públicas que necessitam adquirir produtos e serviços mediante processos de licitação e outras formas de compra, em que a especificação correta e a avaliação criteriosa da conformidade são fundamentais. O trabalho de avaliação da conformidade compreende três fases distintas, que podem ser contratadas em conjunto ou separadamente.

Dessa forma, as necessidades do cliente são estudadas para determinar características claras e bem definidas dos produtos e serviços a serem adquiridos através de pesquisas bibliográficas, legislação, normas e mercado. Assim são elaboradas especificações técnicas buscando requisitos verificáveis por meio de inspeção visual, ensaios metrológicos, físicos, mecânicos, químicos e normativos de modo a garantir que o cliente receba o produto ou serviço que precisa.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica