Publicado em 26 fev 2019

O mito da liberdade

Redação

Os governos e as corporações em breve o conhecerão melhor do que você mesmo. A crença na ideia do livre arbítrio tornou-se perigosa.

yuval

Yuval Noah Harari

Devem os estudiosos mostrarem a verdade, mesmo à custa da harmonia social? Você deveria expor uma ficção mesmo que ela sustente a ordem social? Ao escrever meu último livro, 21 Lessons for the 21st Century, tive que lutar com esse dilema em relação ao liberalismo.

Por um lado, acredito que a história liberal é falha, que não diz a verdade sobre a humanidade e que, para sobreviver e prosperar no século XXI, precisamos ir além disso. Por outro lado, no presente, a história liberal ainda é fundamental para o funcionamento da ordem global. Além do mais, o liberalismo é agora atacado por fanáticos religiosos e nacionalistas que acreditam em fantasias nostálgicas que são muito mais perigosas e prejudiciais.



Então eu deveria falar abertamente, arriscando que minhas palavras poderiam ser tiradas do contexto e usadas por demagogos e autocratas para atacar ainda mais a ordem liberal? Ou devo me censurar? É uma marca de ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica