Publicado em 26 fev 2019

Os riscos das máquinas fragmentadoras de plásticos

Redação

Um dos maiores desafios dos fabricantes de máquinas fragmentadoras de plásticos é a segurança, pois isso demanda investimento em equipamentos adequados e no treinamento dos operadores. Quando se compara o que se gasta em máquinas com as ações trabalhistas e todos os problemas que um acidente de trabalho pode causar, o custo das equipamentos de tornar é muito baixo.

máquina2Da Redação -

Entre as ações indicadas para segurança de operação de máquinas fragmentadoras para plásticos estão o levantamento das áreas de risco e dos perigos relacionados às maquinas e à sua operação. Cada risco potencial deve ser tratado pontualmente, até mesmo com indicações das proteções e ações necessárias para extinguir ou minimizá-lo.

É o caso de comandos e sensores que impedem a partida inesperada da máquina, botões de parada de emergência ou ainda medidas que impedem a ejeção de peças da máquina ou do material processado. Outros recursos envolvem a utilização de sensores quando são adotados alimentadores automáticos para o processamento de fios, filmes e fibras.

Com esse tipo de ação, a parada emergencial do moinho pode ser feita, para se evitar possíveis acidentes. As proteções que impedem o acesso de membros superiores na câmara de moagem completam a lista, assim como as instruções adequadas para limpeza e manutenção.

A ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica