Publicado em 26 fev 2019

Sua empresa é uma máquina de triturar dinheiro?

Redação

No ramo do varejo a inovação funciona da seguinte maneira: ou você inova ou a inovação acaba com você. Portanto, quem está nesse negócio deve ficar atento, preparar-se cada vez mais.

falconi

Vicente Falconi

Pode-se dizer que o varejo não é fácil. Trata-se de um negócio de margem líquida muito baixa, e qualquer dificuldade pode jogar os números no vermelho. Nesse caso, torna-se inevitável recorrer a bancos para compensar. Nesse ramo, as palavras de ordem são controle e muito cuidado com o endividamento.

Por essa razão, o gestor do varejo — e isso é o que acontece em outros negócios que apresentam as mesmas características — deve estar o tempo todo em busca de oportunidades de ganho e de melhoria das margens. É o que toda empresa, aliás, deveria fazer.



Em meu livro Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia, na parte final, discorro sobre algumas maneiras de organizar o corte de custos em uma empresa. Nele apresento uma explicação precisa sobre o que é desperdício, com exemplos.

Alguns deles: treinar os funcionários em temas que nunca vão utilizar na prática, manter produtos em estoque que são di...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica