Publicado em 05 mar 2019

A sustentabilidade dos meios de hospedagem conforme as normas técnicas

Redação

Os meios de hospedagem são estabelecimentos comerciais que exercem a função de receber e oferecer estadia, entre outros serviços, a turistas e viajantes pelo mundo. Apesar de existirem vários tipos de hospedagem, o Ministério do Turismo (Mtur) desenvolveu um Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) com o objetivo de organizar o setor hoteleiro e estabelecer um padrão nos serviços de hospedagem do país. Há sete tipos que variam em categorias de 1 a 5 estrelas, dependendo dos serviços oferecidos. Os meios de hospedagem devem realizar um cadastro junto ao Mtur (que está sendo redefinido) para então receber uma classificação oficial. Em relação aos sistemas de gestão da sustentabilidade em meios de hospedagem, existem normas técnicas que podem direcionar os empresários do setor.

hotel2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

No Brasil, os meios de hospedagem ou hotéis são um estabelecimento comercial que disponibiliza, para a estadia do hóspede, unidades ou quartos individuais, acompanhado de serviços como: recepção, serviço de quarto, café da manhã, entre outros que variam de acordo com o tamanho e categoria do hotel. Por exemplo, na categoria uma estrela deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade.

Para cada estrela adicional, deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Por meio da comparação entre a infraestrutura e serviços oferecidos, assim como das ações de sustentabilidade executadas pelo meio de hospedagem, o consumidor poderá fazer uma melhor escolha.



A infraestrutura é toda a parte física do empreendimento, como: o tipo de construção; as instalações oferecidas; a categoria dos equipamentos, mobiliários e utensílios; o estilo de de...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica