Publicado em 05 mar 2019

O ensaio à compressão em concreto

Redação

O ensaio de compressão é feito em corpo-de-prova cilíndrico que deve ser posicionado de modo que, quando estiver centrado, seu eixo coincida com o da máquina de ensaio, de modo que a resultante das forças passe pelo centro. Além da carga de ruptura interessa saber o tipo de ruptura.

concreto2Da Redação –

A resistência à compressão do concreto é obtida por meio de ensaios em corpo de prova cilíndricos. A moldagem dos corpos de prova e a realização dos ensaios seguem as normas técnicas. O atrito no contato das placas de aço da máquina de ensaio com o corpo-de-prova pode causar impedimento à livre deformação transversal, devido à grande rigidez dessas placas de aço.

Caso seja neutralizado esse impedimento, com interposição de escovas de aço, por exemplo, obtém-se valores menores para a resistência à compressão. Pode-se dizer que toda deformação transversal provoca uma tensão transversal de tração ou a resistência dos materiais clássica nega essa conclusão. A demonstração é dada pelos prismas ou cubos comprimidos, nos quais a deformação transversal não seja impedida: eles rompem por fendilhamento devido à tração transversal.



O concreto é um material de reconhecido valor construtivo cujo processo de fabricação se materiali...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica