Publicado em 05 mar 2019

O que o Brasil ganha com as mudanças climáticas

Redação

Os efeitos climáticos são, sobretudo, o que os climatologistas chamam de eventos extremos, ou seja, as mudanças no clima local que provocam enchentes, secas, ondas de calor, etc. A frequência desse tipo de evento já vem aumentando em vários lugares do planeta.

marcos

Marcos Buckeridge

O Brasil precisa acordar. Diante do maior desafio já enfrentado pela humanidade, a mudança climática global, o país tem à sua frente uma janela de uma a duas décadas para despertar. Precisa intensificar programas de adaptação que, ao mesmo tempo, aproveitem as oportunidades que o enfrentamento das consequências desse grande problema oferece.

Evidências científicas mostram que até meados de 2040 o mundo deverá atingir a marca de 1,5ºC, caso continuemos emitindo gases de efeito estufa como ainda fazemos hoje (1). As pessoas perguntam: mas o que significa para mim essa pequena variação de apenas 1ºC?



De fato, 1ºC, ou mesmo 1,5ºC, ou até 3ºC podem significar muito pouco se considerarmos nossas preferências pessoais. Porém, uma variação na temperatura média mundial de 1,5ºC implica variações de temperatura, chuvas e vários eventos climáticos bem mais amplos e intensos do que o significado pessoal de 1,5ºC.
<...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica