Publicado em 05 mar 2019

Pense nas pessoas se quiser ganhar dinheiro

Redação

A empresa tem de ter como objetivo melhorar a vida das pessoas que, de alguma forma, interagem com ela. Sem competência para fazer isso, ela quebra. Mas cabe uma pergunta: quem são essas pessoas? A resposta: são todos – clientes, acionistas, empregados e vizinhos.

falconi

Vicente Falconi

Atualmente, a maior parte das metas e dos indicadores das companhias está voltada para os resultados financeiros. Isso me faz refletir sobre os princípios da existência de uma empresa. Certamente a função de qualquer companhia é social, unicamente social.

A empresa tem de ter como objetivo melhorar a vida das pessoas que, de alguma forma, interagem com ela. Sem competência para fazer isso, ela quebra. Mas cabe uma pergunta: quem são essas pessoas? A resposta: são todos – clientes, acionistas, empregados e vizinhos. O lucro é a expressão da capacidade de realizar essa função social de forma produtiva.



Esses quatro grupos de pessoas são chamados de stakeholders. Para controlar seu desempenho, as empresas precisam de indicadores finais sobre esses quatro grupos e medir a satisfação de cada um deles. No entanto, os indicadores mais importantes de todos são os financeiros – e a razão é simples: se não há dinheiro...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica