Publicado em 12 mar 2019

Como sustentar o 5 S

Redação

O programa 5 S parece significar coisas diferentes para pessoas diferentes. O que é comum, no entanto, é a dificuldade em sustentá-lo. O autor oferece algumas dicas para isso.

jim

James (Jim) P. Womack

Recentemente, visitei uma empresa com um programa 5 S mais abrangente que já vi. Tudo estava em seu lugar bem marcado, até os grampeadores em mesas de escritório cercadas por fita azul para indicar o local certo.

E as auditorias lean da empresa começavam com 5 S. Isso é ótimo. Mas, qual é o propósito? O que está sendo realizado com esse esforço muito considerável? E isso pode ser sustentado?



Para pensar sobre isso, vamos voltar às origens do 5 S, as práticas nomeadas para os cinco termos japoneses que começam com um som de S, traduzidos como classificar, endireitar, brilhar, padronizar e sustentar. Essas práticas foram aplicadas como um sistema em empresas de manufatura no Japão na década de 1950, ao se esforçarem para fabricar produtos com perfeita qualidade em longos processos de produção com trabalho padronizado e tempos de ciclo precisos e repetíveis dentro do tempo takt.

O objetivo do 5 S era g...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica