Publicado em 12 mar 2019

O primeiro passo para a gestão de riscos é cumprir as normas técnicas

Redação

A gestão de riscos é um processo contínuo e que precisa ser conduzido pela administração das empresas para melhor identificar, entender e responder aos riscos prioritários, como os estratégicos, financeiros, operacionais e de compliance. O ideal é que o processo seja direcionado às definições estratégicas e orientado para a realização de objetivos de negócios, bem como formulado para identificar eventos potenciais. Dessa forma, será capaz de propiciar informações importantes para auxiliar a administração no direcionamento de suas ações de negócios. E uma das primeiras medidas que uma organização séria e na busca pela qualidade e excelência precisa tomar é o cumprimento obrigatório das normas técnicas relacionadas com os seus produtos e serviço. Além disso, necessita alinhar a gestão de riscos à estratégia da empresa; criar uma cultura forte em gerenciamento de riscos; priorizar e focalizar os processos críticos; designar responsáveis pela gestão dos riscos; reforçar o relacionamento dos riscos entre as áreas de negócio; monitorar constantemente os resultados financeiros; e assegurar a existência de uma avaliação independente para os riscos de maior impacto.

mauricio1

Mauricio Ferraz de Paiva

Aplicando-se a todas as atividades humanas, a gestão de riscos está associada a um evento ou a um conjunto de eventos que podem ocorrer de forma incerta que, se acontecer, terá um efeito positivo ou negativo sobre um objetivo definido afetando o tempo, o custo, o escopo ou a qualidade do objetivo final. Para evitar ou mitigar os riscos deve-se adotar as melhores práticas de infraestrutura, políticas e metodologias nas diversas áreas de aplicação, permitindo uma melhor gestão dos limites de riscos aceitáveis, do capital, da precificação e do gerenciamento do portfólio.



Como primeiro passo para uma adequada gestão dos riscos empresariais, uma empresa séria e competitiva deve cumprir as normas técnicas. Isso melhora os seus produtos ou serviços, pois a aplicação de uma norma pode conduzir a uma melhora na qualidade dos produtos ou serviços, resultando, certamente, no aumento das vendas.

A alta qual...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica