Publicado em 12 mar 2019

Os testemunhos de estruturas de concreto

Redação

A extração de testemunhos de estruturas acabadas é feita quando existem dúvidas quanto à resistência e o desempenho do concreto lançado, seja por resultados de ensaios laboratoriais abaixo do esperado, durante o controle tecnológico, ou por sinais de deterioração do concreto. O equipamento utilizado para realizar a extração de testemunhos deve permitir a obtenção de amostras homogêneas e íntegras do concreto da estrutura.

concreto2Para fins de avaliação da resistência à compressão, a extração dos testemunhos de concreto deve ser feita, sempre que possível, na direção ortogonal à de lançamento, e distanciada das juntas de concretagem. No sentido de preservar a segurança da estrutura, toda extração tem de ser precedida de um escoramento adequado, sempre que ele se fizer necessário.

A busca da resistência efetiva do concreto dentro de um elemento está relacionada a um método de ensaio específico que seja capaz de fazer com que a resistência obtida dos testemunhos extraídos se aproxime da resistência do concreto efetivamente lançado na estrutura. Essa resistência do concreto aplicado é necessariamente uma resistência estimada a partir de um corpo de prova normatizado. Porém, o controle tecnológico que se aplica corriqueiramente nas obras novas é realizado de forma muito peculiar e padronizada, ou seja, se referem a corpos de prova moldados e curados sob condições ideais de cura e considerando a resistência potencial como o maior valor entre as rupturas de corpos de prova do exemplar. Desse modo, para extrair testemunhos e afirmar conformidade ou não do concreto, é importante conseguir converter o valor de resistência à compressão do testemunho, obtido em uma peça real sob condições de cura natural e submetido às condições de carre...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica