Publicado em 19 mar 2019

A normalização para a gestão de documentos de arquivo (SGDA)

Redação

O êxito das organizações depende, em grande medida, da implementação e manutenção de um sistema de gestão projetado para a melhoria contínua de seu desempenho, abordando, ao mesmo tempo, as necessidades das partes interessadas. Os sistemas de gestão oferecem metodologias para a tomada de decisões e a gestão de recursos para atingir os objetivos da organização. A produção e o gerenciamento de documentos de arquivo são partes integrantes das atividades, processos e sistemas das organizações. Os documentos de arquivo possibilitam a eficiência, a responsabilização, a gestão de riscos e a continuidade do negócio. O melhor é seguir as orientações das normas técnicas.

documento2Da Redação –

Os documentos de arquivo permitem que as organizações obtenham valor a partir de seus recursos informacionais enquanto ativos comerciais e de conhecimento, contribuam para a preservação da memória coletiva, como resposta aos desafios dos ambientes global e digital. Em linhas gerais, as empresas, que decidem implementar um SGDA, devem fazer uma avaliação preliminar de seus documentos de arquivo e de seus sistemas de documentos de arquivo existentes e identificar os riscos a serem abordados e as oportunidades de melhorias.



Por exemplo, a decisão de implementar um SGDA pode ser considerada uma medida de redução de riscos, devido à realização de uma mudança importante na plataforma de tecnologia e informação ou à terceirização de processos de negócio identificados como de alto risco. E não importa muito se é uma pequena empresa ou uma grande corporação, pois é importante armazenar e gerenciar adequadamente os documentos criados n...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica