Publicado em 26 mar 2019

A telemedicina desumaniza a profissão

Redação

É um incontestável prenúncio de que a telemedicina alcançará a versão de um sistema robótico, capaz de mecanizar integralmente a assistência médica. A abrangência invasiva, com a qual está projetada, desumanizará a profissão.

dioclécio

Dioclécio Campos Júnior

Nos tempos atuais, a expansão da cibernética tem revolucionado a humanidade no mau sentido. É a avalanche que mais ameaça à integridade da profissão médica. De fato, a desumanização que vai tomando conta do mundo corrói as entranhas das ações construtivas de uma sociedade, fundadas nos valores morais e éticos.



A medicina humana perde sua importante tradição à medida que os discutíveis progressos tecnológicos são robustecidos por interesses pecuniários. Os avanços técnico-científicos têm contribuído, sem dúvida, para a assistência à saúde do cidadão. Porém, são recursos complementares de uma prática profissional cuja essência humanista não pode ser materializada.

Atualmente, os dispositivos e os utensílios eletrônicos são usados com intuito de criar o império da comunicação a distância. O objetivo é dominar os dois campos primordiais do desenvolvimento social da humanidade, quais sejam, a educaç...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica