Publicado em 26 mar 2019

O desempenho das chapas de gesso para drywall

Redação

As chapas de gesso para drywall são fabricadas industrialmente mediante um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão, onde uma é virada sobre as bordas longitudinais e colada sobre a outra. Esse sistema construtivo se tonou um sistema limpo, rápido, econômico e racional. Muito utilizado na construção civil, principalmente para áreas comerciais, o drywall consiste em chapas de gesso galvanizado que permitem instalações elétricas e hidráulicas por meio do sistema de fixação por chumbadores químicos ou aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado. As paredes de gesso são mais leves e com espessuras menores que as de alvenaria.

drywall2

Segundo os construtores, o sistema drywall é utilizado somente nos ambientes internos das edificações. Em caso de fechamentos externos utiliza-se o perfil de aço estrutural, conhecido como steel frame com fechamento de chapas cimentícias, que são mais resistentes à ação de ventos e chuvas.

O drywall é constituído basicamente de uma estrutura metálica leve em perfis de aço galvanizado formada por guias e montantes, sobre os quais são fixadas placas de gesso acartonado, em uma ou mais camadas, gerando uma superfície apta a receber o acabamento final (pintura, papel de parede, cerâmica, etc.).



Apesar da aparência frágil, as chapas de drywall, que possuem os dois versos de cartão e o recheio de gesso aditivado, são resistentes. Isso, porque o pó de gesso nada mais é do que a rocha gipsita desidratada e, em contato com a água, ele vira pedra de novo. Além disso, para áreas molhadas ou que sejam mais propensas ao fogo, há versões especiais.

O ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica