Publicado em 02 abr 2019

Esqueceram do jornalismo de qualidade no Brasil

Redação

Jornalismo é a atividade de coletar, avaliar, criar e apresentar notícias e informações. É também o produto dessas atividades. Pode ser distinguido de outras atividades e produtos por certas características e práticas identificáveis. Esses elementos não apenas separam o jornalismo de outras formas de comunicação, mas deveriam se tornar indispensáveis para as sociedades democráticas. A história revela que, quanto mais democrática é uma sociedade e menos aparelhada por defensores de criminosos corruptos, mais notícias e informações ela tende a ter.

jornalismo2

Depois de mais de 20 anos de um jornalismo atrelado ao poder executivo que, para ter fontes de qualquer espécie, passou a distribuir dinheiro público para os donos da imprensa no Brasil e até para jornalistas com blogues que rezavam a mesma cartilha. Isso se refletiu na qualidade dos textos, na apuração da verdade, etc. Com a concorrência da internet, que jogou nos fundo do poço a mídia impressa, os barões da imprensa ficaram perdidos e não sabem mais o que fazer. Só geram boatos e fofocas, pensando que a imprensa é a mesma coisa que uma rede social.

 



Com os meios digitais a todo vapor, o jornalismo brasileiro e o processo de produção informativa se perderam no meio do caminho. Com a imensa massa do denominado livre discurso digital, qualquer pessoa passou a se denominar jornalista, usando meios de propagação informativa que não percorrem o mito do jornalismo baseado em apuração, veracidade, precisão e verificação no campo. E isso passou a ser seguido pelas redações da grande mídia.

Na verdade, o jornalismo brasileiro tradicional, focado em modelos de negócio rígidos e com nenhuma preocupação com os ambientes onde sua au...

Artigo atualizado em 03/09/2021 03:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica