Publicado em 02 abr 2019

O que mudou nos últimos três anos em relação ao meio ambiente?

Redação

O que mudou nos últimos três anos em relação ao meio ambiente?

Essencialmente, a percepção de que o colapso socioambiental não é mais algo que se desenha em nosso horizonte. Ele já está ocorrendo, aqui e agora. Os radares cotidianos captam seus sinais ainda apenas na sucessão de fatos do noticiário, aparentemente isolados e desconexos, como a prevalência de anomalias climáticas.

luís marques

Luiz Marques

Em outubro de 2015, a Editora da Unicamp lançou a primeira edição de Capitalismo e colapso ambiental. O objetivo do livro, como então escrevi, era levar a termo a ingrata empresa de perscrutar o colapso socioambiental que se desenha em nosso horizonte.

O que mudou desde outubro de 2015? Essencialmente, a percepção de que o colapso socioambiental não é mais algo que se desenha em nosso horizonte. Ele já está ocorrendo, aqui e agora. Os radares cotidianos captam seus sinais ainda apenas na sucessão de fatos do noticiário, aparentemente isolados e desconexos, como a prevalência de anomalias climáticas, as ondas de calor extremo, as secas, os incêndios florestais, os furacões, as inundações marítimas e/ou por trombas d’água, a migração e proliferação de pragas agrícolas e de vetores de epidemias, o declínio das populações de vertebrados e invertebrados, o aumento da fome global desde 2014, a explosão de refugiados cli...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica