Publicado em 09 abr 2019

As mangueiras semirrígidas para o combate a incêndios

Redação

O conjunto de mangueira semirrígida de incêndio é um equipamento de combate a incêndio constituído de mangueira, esguicho regulável, válvula e carretel. Assim, tem a finalidade de canalizar a água que sai de uma fonte, como por exemplo um hidrante, e direcioná-la até o local onde ocorre o incêndio. As mangueiras podem chegar até a 30 m e possuem alta resistência à abrasão, cada uma com especificações diferentes, como diâmetro, pressão e utilização para cada local de uso.

mangueira2Da Redação –

As mangueiras de incêndio são classificada em tipos. Cada tipo de mangueira é indicada para um uso diferente, como por exemplo, a mangueira do tipo 1 que é ideal para ser utilizada em edifícios residenciais para apagar chamas em materiais sólidos, como madeira, papel e tecido. Já as do tipo 2 são indicadas para o uso em edifícios comerciais e pelo Corpo de Bombeiros. Também são encontradas as mangueiras do tipo 3 que são indicadas para a área naval e pelo Corpo de Bombeiros, por serem resistentes à abrasão e por ser ideal para apagar chamas em situações mais críticas.



Os tipos 4 e 5 possuem maior pressão e altíssima resistência à abrasão e seu uso é específico para o Corpo de Bombeiros e para indústrias que trabalham com combustíveis e com metais que inflamam espontaneamente, como por exemplo magnésio, potássio e o sódio. É importante verificar as especificações nas extremidades da mangueira ao realizar a compra, como o selo ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica