Publicado em 09 abr 2019

O paradigma da inovação desconexa

Redação

Ao contrário do que muitos acreditam, ninguém cria as necessidades para os clientes, pois elas simplesmente já estão lá na realidade que eles vivem (o gemba do cliente).

eduardo

Eduardo Moura -

No afã de nos livrarmos da incômoda situação trazida por um problema, temos a tendência (quase que instintiva) de imediatamente oferecermos uma solução. É o que tenho chamado de TIRO ou a Técnica Intuitiva para Remoção de Obstáculos. Aplicada ao contexto da inovação e desenvolvimento de novos produtos, tal prática traz consequências particularmente funestas.



Isso porque no ambiente de desenvolvimento de produtos grassa a popular crença na meia-verdade (ou meia-mentira) de que a inovação é algo que ocorre na cabeça das pessoas criativas, como produto de sua inteligência, e de maneira essencialmente desconectada da realidade. É o que poderíamos chamar de PID ou o Paradigma da Inovação Desconexa.

Esse sinistro casamento do TIRO+PID gera um filho prematuro, a saber: um produto que chega ao mercado de forma relativamente rápida, mas que acaba se tornando um fracasso de vendas. Seria também o principal motivo p...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica