Publicado em 16 abr 2019

As sugestões para tomar boas decisões

Redação

Após a identificação da causa mais provável do problema, chega o momento de sugerir alternativas para resolvê-lo. Se o problema é 17% de quedas nas vendas, a alternativa proposta poderá ser o de visitar o distribuidor e os principais clientes.

berg

Ernesto Berg -

Um problema se caracteriza por um desvio entre o que se espera acontecer e o que realmente está acontecendo. Evite afirmações genéricas do tipo: as vendas caíram nos últimos dez meses ou então: nossa produção vem caindo ultimamente. Em vez disso seja específico: tivemos uma queda nas vendas de 17% nos últimos oito meses na região sul do país ou nos últimos seis meses tivemos 8% de diminuição de produção. Apresente os números (dados estatísticos, percentuais, datas) e indicadores do problema, e você poderá avaliar melhor a situação. Um problema bem definido é meio caminho andado para a solução.



Deve-se perguntar: qual a causa (ou causas) desse problema? Para descobrir a causa de um problema, há cinco perguntas básicas que ajudam a desvendá-lo: o quê?, onde?, quem?, quando?, quanto?.

Saiba o que o problema é e o que ele não é. As cinco perguntas anteriormente relacionadas ajudam a descobrir a causa do problema: o ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica