Publicado em 16 abr 2019

Os símbolos na proteção contra incêndio

Redação

Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem. O início de incêndio e outros sinistros de menor vulto podem deixar de se transformar em tragédia, se forem evitados e controlados com segurança e tranquilidade por pessoas devidamente treinadas. Na maioria das vezes, isso ocorre pelo pânico dos que tentam se salvar. O mais correto inclusive é que todos os trabalhadores ou usuários da edificação coloquem em prática as normas estabelecidas sobre os cuidados preventivos e o comportamento diante do incidente, promovendo exercícios, através da simulação de incêndios. Esse tipo de prática contribui suficientemente para a prevenção e a segurança de todos. Mas para efetuar essa operação é necessário um fator indispensável, a existência - em perfeito estado de uso e conservação - de equipamentos destinados a combater o incêndios.

fogo2Da Redação –

O fogo, ou combustão, é uma reação química na qual uma substância se combina com o oxigênio e o calor é liberado. O fogo ocorre geralmente quando uma fonte de calor entra em contato com um material combustível com a presença de oxigênio em uma reação em cadeia não inibida; mas sem uma cadeia de reação, pode ser produzido um fogo incandescente de superfície, profundamente arraigado.



Assim, existem três condições essenciais para o fogo: combustível, oxigênio e calor (ou fonte de ignição). Estas três condições são frequentemente representadas como o triângulo do fogo. Se uma dessas condições estiver faltando, o fogo não ocorrerá; e se uma delas for removida, o fogo se extingue.

Cada mistura ar-combustível tem uma relação ótima, no ponto em que a combustão será mais eficiente. Esta relação ocorre na mistura ou próxima dela, conhecida como relação estequiométrica.

Quando a quantidade de ar está em equilíbrio com a quan...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica