Publicado em 30 abr 2019

Um roteiro para a avaliação do ciclo de vida (ACV)

Redação

A avaliação do ciclo de vida é uma técnica para avaliar os aspectos ambientais associados a um produto ao longo de seu ciclo de vida. As aplicações mais importantes envolvem a análise da contribuição das fases do ciclo de vida para a carga ambiental global, geralmente com o objetivo de priorizar melhorias em produtos ou processos; e uma comparação entre os produtos para uso interno. Conheça um roteiro para ajudar a implementar isso na empresa.

acv2Um estudo de ACV consiste em realizar alguns procedimentos na empresa. A meta e o escopo visam definir a extensão de uma parte do ciclo de vida do produto na avaliação e para qual finalidade a avaliação será realizada. Os critérios que servem para comparação do sistema e horários específicos devem ser descritos nesta etapa.

Depois, deve-se fazer uma análise de inventário que fornece uma descrição dos fluxos de materiais e energia dentro do sistema do produto e, especialmente, sua interação com o meio ambiente, as matérias-primas consumidas e as emissões para o meio ambiente. Todos os processos importantes e fluxos subsidiários de energia e material são descritos mais adiante.



Os detalhes da análise de inventário servem para avaliação de impacto. Os resultados do indicador de todas as categorias de impacto são detalhados nesta etapa. A importância de cada categoria de impacto é avaliada pela normalização e, eventualmente, também pela ponderação.

Importante f...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica