Publicado em 07 mai 2019

1º de maio: respeito aos trabalhadores

Redação

Não há dúvida de que a economia cresce pela conjugação de três elementos fundamentais: a capacidade de produzir, o ambiente de negócios e o investimento. A capacidade de produzir é o primeiro e o principal desses três fatores. A boa execução é fator decisivo para o aumento da produtividade.

jairo

Jairo Martins

Em respeito aos 210 milhões de brasileiros e aos 13,1 milhões de desempregados, dediquei o feriado de 1º de maio de 2019 para a elaboração deste artigo. Confesso que o estado de indignação foi o meu maior fator motivador e catalisador.

Desde a pré-história aos dias de hoje, o mais importante pilar do progresso da humanidade é a capacidade de produzir. Os sistemas econômicos são responsáveis por um processo de execução, transformando o trabalho humano, as reservas naturais e os recursos instrumentais em entregas de valor para a sociedade.



Dessa forma, são estabelecidos os fluxos econômicos - a geração de renda, os dispêndios, a poupança e os investimentos -, resultantes da capacidade de produzir, que é a atividade econômica fundamental. Os fatores de produção, ou melhor, os recursos para produzir, nas suas formas básicas, são constituídos pelas dádivas da natureza, capacidade de trabalho, capital, tecnologia e, por...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica