Publicado em 07 mai 2019

As intrusões e os roubos em edificações

Redação

Nas cidades brasileiras, vem ocorrendo variadas intervenções em relação à proteção do patrimônio pessoal e de propriedades. A resposta para estas modificações se encontra principalmente na sensação de insegurança que o habitante sente nas cidades, nas diferenças sociais e na crescente oferta de dispositivos de segurança. Porém, estas modificações têm sido executadas com a ausência de metodologia, legislação e normalização sobre o assunto. Pelo menos, esse ano foram editadas duas normas técnicas sobre o assunto.

alarme2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

Pode-se afirmar que o primeiro passo para a eficiência em um sistema de monitoramento integrado é a elaboração do projeto de segurança que deve ser executado por especialistas. Após uma análise criteriosa de todas as vulnerabilidades da edificação, deve ser proposta a aplicação das tecnologias e o serviço de monitoramento remoto mais adequados em cada situação. Isso decorre da crescente violência urbana que está levando os cidadãos a terem uma maior preocupação com a segurança pessoal e do patrimônio.



O ideal é que a segurança seja considerada ainda na fase do projeto. Dessa forma será possível criar um desenho que valoriza a proteção do empreendimento e ainda prever a infraestrutura necessária. Ajudará, ainda, a evitar conflitos técnicos e estéticos com outros sistemas, como o de iluminação e de paisagismo.

É a partir do diagnóstico de segurança que o projeto ganha forma. É preciso saber do que se ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica