Publicado em 07 mai 2019

O material particulado em suspensão no ar ambiente

Redação

O material particulado atmosférico é uma matéria sólida ou líquida microscópica suspensa na atmosfera da Terra. O material particulado é a soma de todas as partículas sólidas e líquidas suspensas no ar, muitas das quais são perigosas. Pode-se fazer a determinação da sua concentração total pelo método do amostrador de grande volume. Acompanhe no texto.

ar2Esta mistura complexa inclui as partículas orgânicas e inorgânicas, como poeira, pólen, fuligem como gotas de fumaça e líquido. Essas partículas variam muito em tamanho, composição e origem. Consistem em partículas sólidas microscopicamente pequenas ou gotículas de líquido suspensas no ar.

Quanto menores as partículas, mais profundas elas podem penetrar no sistema respiratório e mais perigosas elas são para respirar. O material particulado é principalmente um problema no inverno em locais com a queima de madeira sazonal que pode fazer uma contribuição substancial.

O material é frequentemente dividido em dois grupos principais, com base em seu tamanho: partículas grosseiras inaláveis que variam de 2,5 micrómetros a 10 micrómetros de diâmetro (PM10 - PM2,5); partículas finas que são encontradas na fumaça e neblina com um tamanho de até 2,5 µm (PM2,5).



Enquanto as partículas grosseiras inaláveis são encontradas perto de estradas e indústrias empoeiradas, partícu...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica